sexta-feira, 12 de maio de 2017

Infecção Urinária em Crianças




A infecção urinária é definida como a invasão e multiplicação bacteriana no trato urinário, podendo acometer tanto o trato urinário superior, quanto o trato urinário inferior. A contaminação da urina se dá, geralmente, por bactérias provenientes do intestino, que ascendem ao trato urinário. É mais comum nas meninas, e tem uma taxa de recorrência próxima de 40%. A importância do diagnóstico e tratamento precoce, está em prevenir lesões renais definitivas, que levam ao risco de perda progressiva de função renal e maior chance de hipertensão na vida adulta.
Nos bebês pequenos, os sintomas podem ser inespecífico, sendo a febre o mais frequente, mas outros sinais podem chamar a atenção como irritabilidade, inapetência e baixo ganho de peso. Nas crianças maiores, outros sintomas podem estar presentes, como dor abdominal, dor para urinar, polaciúria, que é fazer xixi de pouquinho e várias vezes, e incontinência urinária em crianças que já tem controle do xixi.
O diagnóstico é feito através de uma amostra de urina que apresente crescimento de um único tipo bacteriano, este exame se chama Urocultura. A urocultura pode ser coletado através de jato médio, saco coletor ou sondagem vesical, o médico irá optar pelo melhor método, de acordo com cada criança. 
A importância do diagnóstico e tratamento precoces é minimizar a chance de cicatriz renal  e suas consequências. 
As crianças que tenham apresentado infecção urinária devem ter seu trato urinário investigado, essa avaliação pode ser mais ou menos invasiva, de acordo com cada caso.
Outro fator que deve ser lembrado e avaliado corretamente é a presença de disfunção miccional ou da síndrome de eliminações   (quando há alteração nos processos de eliminação de urina e constipação intestinal), pois estas alterações predispõe a episódios repetidos de infecção urinária, e sua correção é essencial para o sucesso do tratamento.
Nos casos complicados, com infecção de repetição e/ou alterações anatômicas encontradas durante a investigação, há a necessidade de avaliação especializada do caso, com Nefrologista Pediátrico ou Cirurgião/Urologista Pediátrico. 

Se seu filho já teve, ou tem episódios de infecção urinária, converse com seu pediatra ou consulte um nefrologista pediátrico para o acompanhamento do quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário